Padre Jurandir é nomeado perito da Comissão para a Doutrina da Fé da CNBB - 26/11/2019
Comissão de peritos
O padre Jurandir Coronado Aguilar, da Catedral São José - CM, é um dos 13 integrantes do Grupo Interdisciplinar de Peritos (GIP) da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O nome dele foi confirmado na primeira reunião ordinária com a nova composição da comissão, no dia 5 de novembro, em Brasília (DF) e publicada pela CNBB no dia 25.

Padre Jurandir, possui graduação em Teologia pelo Instituto Teológico de Santa Catarina(1989), graduação em Filosofia pelo Seminário Nossa Senhora da Glória(1985), mestrado em História da Igreja pela Pontíficia Universidae Gregoriana de Roma(1999), doutorado em História da Igreja pela Pontíficia Universidae Gregoriana de Roma(2002), pároco na Catedral São José, diretor do Museu Diocesano e assessor do arquivo histórico diocesano "Pe. Aloysio Jacobi"

Esse grupo se reúne ordinariamente uma vez por ano com os membros da comissão para tratar de temas teológicos importantes, muitos dos quais, mais tarde, são publicados, normalmente, sob forma de subsídios, explica o assessor da comissão, padre João Paulo Dantas. Os peritos tiveram o nome confirmado na primeira reunião ordinária com a nova composição da comissão, em 5 de novembro, Brasília (DF).

A comissão foi instalada praticamente com a criação da CNBB e passou a ter este nome a partir do Concílio Vaticano II, a pedido da própria Santa Sé, tem a função de assessorar o episcopado brasileiro em algumas questões doutrinais e trabalhar as questões de fé e da moral dentro da conferência a partir de alguns problemas que possam surgir através do processo de evangelização.

De acordo com o bispo de Santo André (SP) e presidente reeleito da Comissão para a Doutrina da Fé, dom Pedro Carlos Cipollini, a fé é o tesouro da Igreja que precisa ser custodiada e, por isso, é preciso que haja uma comissão que tenha como tarefa ajudar a crescer na fidelidade. “É uma comissão que ajuda a caminhar, não é para engessar, mas é um corrimão que apoia quem caminha”, disse o presidente da Comissão.

A comissão é composta pelo presidente e outros quatro bispos de diversas partes do Brasil e o assessor, que é o principal encarregado de executar o que é pedido pelos bispos e o que chega de demanda na CNBB. Além de 13 peritos nas várias áreas e disciplinas da teologia entre elas: bíblia, moral, sistemática e dogmática. Além disso, a comissão também presta assessorias analisando alguns textos litúrgicos e escritos relacionados à fé.

Pe. Jurandir