REDES SOCIAIS
BUSCA DE NOTÍCIAS
Carregando
NOTÍCIAS
Dom Bruno participa do Encontro Nacional da Pastoral Familiar em BH - 12/11/2019
Nos dias 8, 9 e 10 de novembro, na “Casa São José” em Belo Horizonte - MG, aconteceu mais um encontro em nível nacional da Pastoral Familiar. Dom Bruno Elizeu Versari, Bispo da Diocese de Campo Mourão e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família junto com outros bispos, padres assessores e casais da Pastoral Familiar reuniram-se para aprofundar temas referentes a vida da família na vida e na missão da Igreja.

No primeiro momento o Padre Rafael Solano professor e doutor em Moral conduziu a reflexão a partir dos documentos da Igreja. Partiu da Gaudium et Spes para dizer como a Igreja se faz presente na vida humana para auxiliar nas decisões mais importantes da vida. Diz que “a consciência deve ser iluminada à luz da Palavra de Deus, de forma tal que a opção fundamental possa ser autentica e verdadeira”. Os documentos da Igreja ajudam a pessoa na sua opção fundamental e na sua consciência reta diante de Deus. Ajuda a vier com intensidade o senso de responsabilidades: “somos responsáveis pelos atos que realizamos sempre quando nossa decisão moral for clara e sincera”. Ajuda a dar um salto qualitativo na consciência daquilo que faz. Na Humanae Vitae falou como a Igreja oferece um caminho para a “civilização do amor” e para a “igreja doméstica”. Mas foi com documento Pós Sinodal do Papa Francisco, Amoris Leatitia que falou das ferramentas práticas a serem desenvolvidas na moral cristã. Falou que a família é o maior ícone para a pessoa, é onde ela sempre deve buscar referências. Família é lugar da esperança para que toda pessoa possa viver sua fé com segurança e consciência. “O matrimônio é, em primeiro lugar, uma ‘íntima comunidade de vida e do amor conjugal’” (AL 80). Falou como o Papa Francisco insiste na acolhida a todos os casais.

Outra parte do nosso estudo foi conduzido por psicólogos, “psicologia e logo terapia aplicada”. O casal Élison e Edivani falou-nos sobre a sexualidade e afetividade no casamento e na família. Apresentou formas de comportamentos humanos que podem ajudar a viver feliz no casamento e superar as limitações que são humanas. Falou também do acompanhamento e amor aos filhos em todas as fases da vida, principalmente até a adolescência.
Por fim, com a assessoria do Pe. Crispim Guimarães fizemos os encaminhamentos das atividades para o próximo ano, como: Manual para a reflexão em família para o ano todo. Um itinerário vivencial personalizado para noivos. Material para recém-casados e para os namorados. Um programa para perda e viuvez e sobre casos especiais, e também a semana da família que vai de 9 a 15 de agosto e o XVI congresso nacional da Pastora familiar em Florianópolis dias 4 a 6 de setembro. Outra novidade é que a revista da família será eletrônica.
Foram dias de intenso trabalho, mas gratificante, além do conhecimento que obtivemos, a integração entre os diferentes estados e culturas enriqueceram ainda mais o nosso encontro.

Dom Bruno Elizeu Versari
Bispo da Diocese de Campo Mourão e
Membro da Comissão Vida e Família da CNBB

Outras Notícias
PASCOM completa 8 anos na Diocese
Quarta-Feira, 11 de Dezembro de 2019
VER MAIS
Mais de 1000 mulheres participam do 2º Kairós Feminino
Quarta-Feira, 11 de Dezembro de 2019
VER MAIS
Padre João Donisetti é nomeado tesoureiro da ASPRECAM
Terça-Feira, 10 de Dezembro de 2019
VER MAIS
Apostolado da Oração completa 175 anos
Segunda-Feira, 9 de Dezembro de 2019
VER MAIS
Dom Bruno recebe visita do prefeito de Campo Mourão
Sexta-Feira, 6 de Dezembro de 2019
VER MAIS
CNBB lança clipe da Campanha da Fraternidade 2020
Quinta-Feira, 5 de Dezembro de 2019
VER MAIS
Encontro Diocesano da Pastoral da Saúde
Terça-Feira, 3 de Dezembro de 2019
VER MAIS
Padre Jurandir é nomeado perito da Comissão para a Doutrina da Fé da CNBB
Terça-Feira, 26 de Novembro de 2019
VER MAIS
Investidura dos seminaristas
Segunda-Feira, 25 de Novembro de 2019
VER MAIS
Comunidade Maccagnan comemora 70 anos
Segunda-Feira, 4 de Novembro de 2019
VER MAIS
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 PRÓXIMO ARQUIVO DE NOTÍCIAS
DIREITOS RESERVADOS - DIOCESE DE CAMPO MOURÃO - 2012
DESENVOLVIDO POR: