5º Encontrão dos Acólitos da Diocese de Campo Mourão - 28/10/2019
“Amar e servir, eis a minha vocação” é a frase que concede mais significado para este serviço em honra do Senhor. Os acólitos e coroinhas são servos que auxiliam na celebração, ajudando o sacerdote a ministrar o sacrifício eucarístico se fazendo a persona de Jesus.

No domingo, dia 27, na Vila Franciscana de Campo Mourão, aconteceu o 5º Encontrão dos Acólitos e Coroinhas da Diocese de Campo Mourão. Um dia repleto de diversão, oração e comunhão entre mais de 1000 acólitos e coroinhas que estavam presentes. A programação do dia, começou com um café da manhã, com os doces e salgados que cada paróquia levou. Depois de alimentados, começaram as danças e as brincadeiras. Algumas paróquias foram convidadas a fazer um teatro, que teve chamou atenção de todos.
Antes do almoço, os coordenadores das paróquias rezaram o terço, em intenção dos acólitos, coroinhas, do clero e da Diocese. A celebração começou em seguida, celebrada por padre Paulo Versari, assessor diocesano e concelebrada por padre Valdecir Liss. Em sua homilia, padre Paulo ressaltou sobre a importância de servir o evangelho e servir com muito amor, e fez um agradecimento aos coordenadores das paróquias e pela preocupação dos pais que acompanham seus filhos em sua vocação. Padre Paulo também comentou sobre o cuidado para não sair do caminho de Deus, e se afastar de amizades ruins que te tiram da graça de servir.
Dom Bruno também se fez presente pela manhã e antes da benção final da celebração, fez uma observação a todos os acólitos, coroinhas e coordenadores das paróquias sobre a atenção nos movimentos, atitudes que eles devem ter e principalmente a comunicação entre acólito e padre antes da celebração para evitar erros. Padre Paulo e Dom Bruno receberam da coordenação diocesana, um presente por estarem sempre acompanhando a pastoral.
Willian Silvestre, coordenador diocesano respondeu a entrevista falando desse momento importante de louvor e confraternização entre as crianças, jovens e adultos que servem a vocação, atingindo a expectativa de presença, pois estavam esperadas 800 crianças e estavam presentes mais de 1000. Willian também falou sobre esse chamado a servir, pois quando era criança, ele também foi acólito, e ressaltou a importância e que todos são convidados a participar dessa forma de evangelização e sentir o chamado de Deus. O acólito Guilherme Oliveira Lopes, irmão do padre Willian Lopes, também responde entrevista, dizendo que o evento estava muito bom e bem preparado pois era possível ver no rosto de cada criança, “tá sendo bem legal, ainda tem bastante gincanas e o mais esperado que é a torta na cara” afirmou o acólito.
A parte da tarde foi finalizado com muitas brincadeiras, pula pula, pipoca e a famosa torta na cara que em todos as edições se fez presente. O evento foi finalizado assim, com a alegria em estar servindo a Deus e em clima de confraternização com muitos dos coroinhas e acólitos da Diocese.