Viagem à Terra Santa - Dom Bruno - 03/10/2019
As margens do Mar da Galileia
De 5 a 22 de setembro estive com um grupo de 26 pessoas do movimento Neo Catecumenal de nossa Diocese e mais 33 da Diocese de Curitiba, visitando a Terra Santa.
Antes, porém de visitar as terras por onde Jesus viveu, passamos pela cidade de Pedro, a eterna Roma. Visitamos os lugares por onde passaram os primeiros cristãos, em especial o Apóstolo Pedro e Paulo. Estivemos na Basílica de São Pedro para visitar os Túmulos dos Apóstolos e dos papas e em frente ao túmulo de São João Paulo II professamos solenemente a nossa fé. Foi muito emocionante estar ali na cidade aonde muitos cristãos deram a vida pela fé, em alguns lugares parece que dava para ouvir os gritos de dor dos que eram jogados para as feras por causa da fé. Todos ficamos muito emocionados com tudo, principalmente porque herdamos uma Igreja de homens e mulheres corajosos que diante das dificuldades nunca renegaram ou esmoreceram na fé, santos e santas que nos entregam uma igreja marcada pelo testemunho e pela coragem de testemunhar Jesus.
Encorajados pelo testemunho dos primeiros santos da Igreja, partimos para a terra de Jesus, de Maria, de José e de tantos outros que estiveram com Jesus ou sentindo seu chamado construíram uma história semelhante à do Messias. Para quem tem fé a cruz é o limite.
Chegamos em Telaviv eufóricos, os olhos brilhavam, a respiração ofegante toma conta. Tomamos um ônibus e partimos a caminho de Jerusalém, a tão falada e sonhada Jerusalém. Apesar do cansaço da viagem todos estavam com os olhos arregalados para ver a cidade santa. Após atravessar um túnel que corta um monte, estava ali, na nossa frente, uma imagem que jamais sairá do subconsciente. As muralhas da antiga Jerusalém, o local do templo e a abóboda dourada e ao redor construções. Uma imagem fascinante. A Jerusalém dos sonhos de muita gente.
Como alguém obcecado por um objetivo saímos aos lugares por onde Jesus passou e viveu. A programação escolhe os melhores lugares para ficar e contemplar o acontecido em cada local. Tudo despertava um desejo enorme de rezar, cantar as laudes, ouvir as catequeses e celebrar a eucaristia nos lugares por onde Jesus passou como relatam os evangelhos, eram cercados de grande emoção.
Estivemos em Belém na casa de Maria e ali fizemos nossa consagração total à sua proteção e assumimos o compromisso de viver como ela, a serviço.
Na Galiléia, atravessamos o “mar da Galiléia” sentimos a emoção de atravessar o lago por onde Jesus passou, o vento provocava uma brisa suave e ali cantamos e rezamos agradecendo a Deus por tudo o que estava acontecendo em nossas vidas.
No rio Jordão, nem dá pra contar a emoção de renovar o batismo nas águas por onde João Batizava e que um dia batizou Jesus. Em fila, um após o outro, fomos entrando no Rio Jordão e repetindo o gesto de João Batista o nosso Pe. João dizia: “Nas águas que Jesus foi batizado eu recordo o teu batismo, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”. Ao sair das águas não dava nem vontade de enxugar a cabeça.
No Cenáculo, cantamos a laudes, no silêncio da oração imaginei aquela mesa grande com Jesus e seus discípulos repartindo o pão por ocasião da Ceia Pascal. Ali recordei a minha ordenação sacerdotal. Eu sou padre por causa do que aconteceu aqui, pude até tocar nos pilares que ouviram a mandato de Jesus: “fazei isto em memória de mim”, isso se repete todos os dias e em cada missa que eu celebro. Neste mesmo local, Maria e os discípulos de Jesus receberam o Espírito Santo.
No Santo Sepulcro, enfrentamos uma fila bem grande, afinal muitas pessoas de muitas nacionalidades querem conhecer aonde colocaram o corpo de Jesus e de onde Ele ressuscitou, foi cansativo, mas valeu a pena, faltam palavras para descrever, eu até ouvi um anjo dizendo vai contar para os outros o que você está vendo e ouvindo.
No Monte Tabor, lugar da Ascensão de Jesus ao céu, fomos de van, o caminho a percorrer era tão íngreme que o olhar no horizonte sumia nas terras que correm leite e mel. No topo do monte, num sol escaldante, olhar para cima parecia impossível, mas não tinha como não fazer isso, dá pra imaginar Jesus subindo ao céu e dizendo aos discípulos, “porque vocês ficam aí olhando para o céu, eu estarei com você todos os dias”, isso dá um novo vigor e proporciona uma grande experiência de fé. Foi bom estarmos aqui, agora vamos descer o monte e voltar para nossas casas certo de uma coisa, o Senhor estará sempre ao nosso lado como prometeu. “Vão eu estarei com vocês todos os dias de vossas vidas”, assim voltamos, louvando a agradecendo ao Senhor por tudo o que ele tem feito em nosso favor.
Quero agradecer todos os membros do Neo Catecumenato pela oportunidade de estar com vocês todos esses dias. Deus abençoe a todos.

Dom Bruno Elizeu Versari

Batizado no Rio Jordão