2º Congresso do Dízimo na Diocese - 23/09/2019
Capa do Livro do Dom Bruno
No dia 29 de setembro, próximo domingo, às 8:00 horas, teremos o início do 2° Congresso do Dízimo da Diocese de Campo Mourão, no Seminário São José. Neste congresso será lançado o livro “O Dízimo e a Pastoral do Dízimo”, escrito por Dom Bruno Elizeu Versari. O bispo diz em seu livro: “Que o Deus da paz, na sua infinita bondade e misericórdia, nos capacite a realizar a evangelização que nos leva à fraternidade e o acolhimento dos irmãos mais necessitados. Aos cristãos dízimistas, muita fé e perseverança. Aos que ainda não fizeram essa experiência, que possam ser tocados pelo Espírito Santo e os levam á experiência do partilhar, pois todo cristão evangelizado torna-se um dízimista fiel.”

O dízimo é um exercício de amor, que só tem sentido para aquele que aprendeu que o dizimar será sempre fruto do amor, na qual nos seduz e nos conquista a cada instante. É também um pouco de nossa videira, dou parte da minha poda, para crescer ainda mais na árvore frondosa da caridade. “Ser dízimista é fazer parte da comunidade, é sentir-se membro ativo do Corpo de Cristo, é partilhar com Deus e os irmãos a nossa vida e os bens.”
Contribuir com o dízimo é uma forma de amar ao próximo. O próprio Cristo questiona e ironiza aqueles que vão ao templo orar para Deus, mas deixam do lado do caminho o irmão desvalido. “Só o amor que passa pelo irmão, pode agradar a Deus.” -Mt 5 23-29. -Lc:10 33-35.

O dízimo humaniza as nossas relações sociais e humanitárias entre irmãos na comunidade, uma parte nos pertence, mas o restante a Deus pertence. O dízimo é exercício de amor. Ora, não será um bom dízimista aquele que não aprendeu a amar, pois quando amo, partilho e me solidarizo com o meu próximo, crio a espiritualidade da comunhão, aprendo a devolver aquilo que não me pertence e faço da caridade um exercício mensal.
“Pode o homem enganar o seu Deus? Porque procurais enganar-me? E ainda perguntais: Em que vos temos enganados? No pagamento do dízimo e das ofertas. Fostes atingidos pela maldição, e vós, nação inteira procurais enganar-me.” -Ml 3 8-9.

Jesus nos fala sobre o dízimo: “Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Pagai o dízimo da hortelã, da erva-doce e do cominho e desprezais os preceitos mais importantes da lei: A justiça, a misericórdia e a fidelidade. Eis o que era preciso praticar em primeiro lugar, sem, contudo, deixar o restante.” - Mt 23,23.

Importante lembrar: Para ser agradável a Deus, o dízimo precisa estar acompanhado com virtudes da vivência e dos ensinamentos de Jesus Cristo.

Padre Pedro Speri.

1º Congresso do Dízimo na Diocese, em 2018