CONVITE - Ordenação presbiteral do Diácono Fernando Sales - 12/08/2019
Convite para a comunidade a participar da ordenação presbiteral do Diácono Fernando Sales da Silva, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Campo Mourão. A ordenação terá inicio às 15h, no dia 25 de agosto.

Conheça um pouco sobre o Diácono Fernando!

Sou o filho mais novo do casal José Sales da Silva Neto e Cleonice da Silva, nasci em 26 de dezembro de 1988 em São Paulo-SP e tive a alegria de ser batizado no dia 16 de abril de 1989. Vim para o Paraná em 1996 residindo 2 anos em Curitiba antes de vir para Campo Mourão. Aqui participava na paróquia Sagrada Família no conjunto Cohapar, onde fui coroinha, fiz a catequese e recebi os sacramentos da 1ª Eucaristia e Crisma. Depois disso mudei para a Vila Rio Grande.
Após fazer a Crisma acabei me afastando da vida em comunidade, neste período comecei a fazer o curso de teatro na Casa da Cultura, e participar de apresentações tanto atuando como nos bastidores (este foi meu primeiro trabalho) Minha mãe Cleonice e minha irmã Vania sempre me chamava para as missas, mas eu sempre arranjava uma desculpa, certo dia, fui convidado para participar de uma peça de teatro que o Grupo de jovens Anjos de Resgate da Paróquia N. S. do Perpétuo Socorro estava preparando. Comecei a participar dos ensaios, mas acabou não dando certo, mesmo assim continuei a participar dos encontros, fazer outros trabalhos, a ser catequista, ir a eventos católicos como Cristo é nosso Show e o Hallel em Maringá, e a participar constantemente das celebrações,
Aos poucos comecei a sentir atração pelo sacerdócio, vendo como os padres trabalhavam e ajudavam o povo. A princípio não dei muita atenção, mas continuei a participar cada vez mais da vida na comunidade. Na época o Padre Izaias vigário da minha paróquia e reitor do Seminário propedêutico, convidou os jovens para o estagio vocacional, meu amigo Pedro que já havia ingressado no seminário uma vez decidiu retornar, e me chamou para participar do Estágio Vocacional. A experiencia foi muito interessante e apesar de sentir uma grande vontade de ingressar no seminário não tive coragem, pois, estava fazendo faculdade de Administração na FECILCAM e também auxiliava muito despesas da casa trabalhando como estagiário na Secretária da Saúde, e na Farmácia Popular do Brasil, e por fim em uma cooperativa da cidade, tudo isto aconteceu entre os anos de 2008 e 2010.
No final de 2010 o Padre Ricardo me convidou para o Estágio Vocacional. E no dia 11 de fevereiro de 2011 ingressei no Seminário Propedêutico São José. Foi muito difícil deixar família, amigos, trabalho, faculdade, estabilidade financeira, minha comunidade e outros sonhos, mas depois de tanto tempo não conseguia mais viver com a dúvida, necessitava de um período para discernir o que Deus queria da minha vida. Tranquei a Faculdade, pedi demissão do meu emprego (meus chefes Marcélio e Grigolin me apoiaram e foram muito compreensíveis, sou muito grato a eles) e fui para o seminário.
Os primeiros meses foram difíceis, muitas saudades de casa, dificuldades para me adaptar a uma rotina tão diferente da que tinha antes, mas acredito que toda minha caminhada vocacional foi realmente o que o Senhor prometeu “Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de Mim e do Evangelho, receberá cem vezes mais agora, durante esta vida” (Mc 10, 29-30). E graças ao apoio da minha família e amigos, consegui superar as dificuldades, que iam aparecendo com o decorrer do processo formativo.
Os momentos mais difíceis da minha vida e vocação foi a morte do meu cunhado e um dos maiores incentivadores da minha vocação Heitor Orlando Maião em 31 de dezembro de 2017. E também a morte da mulher mais importante da minha vida que sempre me apoiou e rezou por mim, minha mãe, em 19 de dezembro de 2018. Mas como diz meu amigo Padre Lailson “Uma mãe aqui na Terra faz tudo por um filho, imagina uma mãe no céu”. E assim Deus vai nos fortalecendo a cada dia.
Escolhi como lema vocacional “Para que a minha alegria esteja em vós e que vossa alegria seja plena” (Jo 15,11), pois acredito que foi para isso que Deus me chamou, para ser alegre e levar alegria para as pessoas e além disso meu santo de devoção é São Filipe Neri “o Santo da alegria” tudo isso me convence que seguir a vocação certa é sempre uma alegria.