Posicionamento Público – STJ América - 13/04/2018
Como Companhia de Santa Teresa de Jesus na América, reunida em Medellín, de 20 a 25 de março de 2018, ao olhar para o nosso continente, nos sentimos comovidas a escutar o grito dos pobres e o grito da terra:
- Uma grande fonte de água que está sendo privatizada, violentando os direitos dos povos originários e das pequenas populações camponesas que se veem privadas deste elemento básico para a vida.
- O desmatamento em áreas como a Amazônia causa dano numa grande reserva ecológica, patrimônio não só do continente, mas do mundo.
- O minério explorado, que atravessa todo o continente, contaminando os rios, oceanos e a terra, gerando numerosas enfermidades nas pessoas e animais e provoca inumeráveis deslocamentos de populações inteiras.
- A destruição dos solos e a aparição de novos solos não naturais ameaça ao equilíbrio natural do sistema e a contaminação da água e do ar.
- A corrente migratória em todo o continente, como consequência da pobreza, da fome, da corrupção, expropriação de terras e de governos totalitários que não buscam o bem do povo.
- O tráfico de crianças, adolescentes, jovens e mulheres, intensificado pela migração forçada, afeta todos os países do continente.
- A violência de gênero, incluindo o feminicídio, é um fenômeno endêmico que aumenta em todo o continente até chegar a cifras escandalosas.
Esta realidade que nos dói e indigna é o convite do Papa Francisco na Laudato Si, nos urgem a uma profunda conversão ecológica e nos leva a nos posicionar publicamente em defesa da Mãe Terra e dos mais vulneráveis, devido a deterioração da casa comum e das políticas que ameaçam o bem dos povos.
Por isso, em sintonia com o XVII Capítulo Geral da Companhia de Santa Teresa de Jesus, diante do clamor da terra e dos pobres:
- Sentimos a urgência de lutar por uma mudança cultural e construir com outros e outras uma proposta ética universal que nos permita avançar no processo de humanização e reconciliação em nossa sociedade (Documento Conclusivo do XVII Capítulo Geral da Companhia de Santa Teresa de Jesus, Roma 2017).
- Assumimos, a partir do nosso carisma educativo teresiano, a ética do cuidado como alternativa que gera um novo modo de relação com Deus e com todo o criado .
- Sentimo-nos comprometidas em implicar-nos na aprendizagem e na construção de uma pedagogia geradora de transações ganhar-ganhar em todos os espaços de socialização onde a vida acontece, que nos ajude a passar da inteligência competitiva e dominadora a uma inteligência colaborativa e solidária. Só este tipo de transação torna possível o aumento da riqueza e da equidade ao mesmo tempo.
- Queremos realizar opções e ações que nos levem a identificar e modificar comportamentos e hábitos cotidianos que têm incidência direta no cuidado do ambiente, para romper a lógica da violência e do egoísmo, prevenir e reverter o dano ecológico.
- Desejamos formar-nos e formar para uma nova cidadania, aprendendo a criar organização e pertencer ativamente a organizações porque é a organização que transforma as pessoas em atores sociais capazes de defender seus direitos.
Estamos dispostas a implicar-nos na defesa de nossos recursos comuns que são para o benefício da humanidade e desenvolver um grande conceito de hospitalidade, porque reconhecemos que só há uma casa comum.
Com o Deus da vida e, em sintonia com outras organizações e pessoas, queremos tornar possível o cuidado da dignidade de todas e todos, especialmente dos mais vulneráveis. Cuidamos o que amamos e amamos o que cuidamos.
No 50º aniversário da II Conferência Episcopal Latino-Americana de Medellín.
Medellín, 24 de março de 2018
Festa de São Oscar Romero da América