CNBB lança carta convocando solidariedade a imigrantes venezuelanos - 10/03/2018
O Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) decidiu enviar ao episcopado brasileiro uma carta com o pedido de socorro em favor aos imigrantes venezuelanos e também àqueles que estão tentando acolhê-los. A decisão foi tomada durante reunião realizada pela instância nos dias 21 a 23 de fevereiro, em Brasília (DF). Na época, a solicitação foi apresentada pelo bispo de Roraima e presidente do regional Norte 1, dom Mario Antônio da Silva.
O pedido de socorro vem à tona após a diocese de Roraima chegar à conclusão que não reúne as condições necessárias para atender, sozinha, a demanda por alimento, moradia e medicamento. Preocupada com a situação e para atender à urgência desse apelo, a CNBB mobiliza regionais, dioceses, paróquias, comunidades, congregações religiosas, pastorais e pessoas de boa vontade para ajudar.

A carta na íntegra:
Brasília-DF, 05 de março de 2018
P – Nº. 0129/18
Aos Irmãos no Episcopado,
“Eu era estrangeiro e me acolhestes” (Mt 25,35)
Tendo ouvido o relato de Dom Mário Antônio da Silva, Bispo de Roraima e Presidente do Regional Norte 1, sobre a dramática situação dos irmãos e irmãs venezuelanos que ali aportam, fugindo da gravíssima crise que assola o seu país, o Conselho Permanente da CNBB, reunido, entre os dias 21 a 23 de fevereiro pp, decidiu enviar a todos os irmãos no episcopado o pedido de socorro, em favor daquela gente sofrida e dos que estão tentando acolhê-los.
A Diocese de Roraima, o Regional Norte 1, as entidades parceiras e outras igrejas, naquela região, não reúnem as condições necessárias para atender, sozinhos, a demanda por alimento, moradia, medicamento. Estão no extremo da preocupação e do esforço. Precisam de nós: dos Regionais, das dioceses, das paróquias, das comunidades, das ordens e congregações religiosas, das pastorais e movimentos. Enfim, das forças vivas da nossa Igreja. Das pessoas de boa vontade.
Para atender à urgência desse apelo, seguem os dados bancários, para o depósito da sua generosa oferta, em nome da Diocese de Roraima:
BANCO DO BRASIL S. A.
Agência 2617-4
Conta Corrente: 20.355-6
CNPJ: 05.936.794 / 0001-13
Para informações complementares:
DOM MÁRIO ANTÔNIO DA SILVA
mario.mas@uol.com.br
CURIA DIOCESANA
curiarr@yahoo.com.br
Fone (95) 3224-3741
“Acolher o outro requer um compromisso concreto, uma corrente de apoios e beneficência, uma atenção vigilante e abrangente, a gestão responsável de novas situações complexas que, às vezes, se vêm juntar a outros problemas já existentes em grande número, bem como recursos que são sempre limitados”. (Papa Francisco, 51º Dia Mundial da Paz – 1º de janeiro de 2018).
Deus os recompense por essa caridade!
Cardeal Sergio da Rocha - Arcebispo de Brasília, Presidente da CNBB
Dom Murilo S. R. Krieger - Arcebispo de São Salvador da Bahia, Vice-Presidente da CNBB
Dom Leonardo Ulrich Steiner - Bispo Auxiliar de Brasília, Secretário-Geral da CNBB