ESTUDO DECANAL SOBRE A CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2018 - 07/02/2018
O Decanato de Campo Mourão, realizou nesta terça feira dia 06 de fevereiro, o Encontro do Decanato de Formação e preparação para a Quaresma e a Pascoa. 407 agentes de pastorais, movimentos e serviços das 10 paróquias de Campo Mourão, se reuniram na paróquia Santa Cruz. O Monsenhor Jorge Wostal acolheu os participantes e atendendo as disposições do Bispo diocesano Dom Bruno pediu para que o Diácono José Pereira conduzisse a oração das 10 Ave Marias na intenção pelas vocações. O Monsenhor Jorge falou ainda: “durante esse período, da CF e da Quaresma, nossa oração se torna mais intensa e a penitência mais acentuada, sendo um tempo de retorno a Deus, de oração e de abertura aos outros. A Quaresma se vive na simplicidade de nossos corações e deixando a graça acontecer. ”
Estiveram presentes no encontro os padres: Genivaldo Barboza (decano), Gaspar Gonçalves da Silva (Coordenador da Ação Evangelizadora da diocese), Ricardo Arica Ferreira, Carlos Alberto Rodrigues da Silva e Carlos Czornobai. A apresentação foi assessorada pelo Diácono João Magro com participação dos Diáconos José Pereira e Arisson. O Diácono João Magro explicou sobre a Campanha da Fraternidade: “a Igreja quer proclamar que a violência, em suas mais diversas faces, é um mal inaceitável como solução para todo e qualquer problema, não sendo digna do homem. Ela destrói tudo que visa a defender a vida, a dignidade e a liberdade dos seres humanos. ” No que se refere ao lema “Vós sois todos irmãos”, disse o Diácono: “há a busca do resgate do sentido de confraternização e fraternidade entre todos os povos, pois são filhos de um mesmo Pai, que, sob a luz do Evangelho, faz o convite à não violência. ”
Como gesto concreto foi sugerido um levantamento através da Pastoral Familiar ou outra que trabalhe com as Famílias, um levantamento sobre a violência nas famílias no sentido de descobrir e ajudar tantas famílias para superar os problemas de violência doméstica. Especialmente neste Ano Nacional do Laicato, formando pessoas (leigos e leigas), a serem os transformadores da comunidade (sociedade) para superar as diversas violências. A sugestão será apresentada pelo decano Pe. Genivaldo na reunião dos padres do decanato.
Sobre a formação o Pe. Gaspar Gonçalves da Silva disse: “Quanto maior o conhecimento e a preparação, melhor será tocado o coração dos fiéis das comunidades, que acolherão a graça que Deus quer comunicar por meio de sua Palavra. ”