Decanatos promovem formação para a Campanha da Fraternidade 2018 - 02/02/2018
Todos os anos os decanatos de Campo Mourão promovem uma formação para aprofundar a Campanha da Fraternidade, que em 2018 tem como tema “Fraternidade e superação da violência”, e o lema “Em Cristo somos todos irmãos” (Mt 23,8).
O encontro será realizado para envolver ainda mais os padres, diáconos, líderes e agentes de pastorais de cada paróquia nos objetivos da CF 2018.
O tema abordado pela Campanha da Fraternidade a cada ano têm por objetivo chamar a atenção para uma realidade grave que pede uma conversão pessoal, comunitária e social. Ao tratar o tema da “superação da violência”, a Campanha da Fraternidade deste ano aborda uma questão social grave e muito presente em nosso cotidiano, visto que convivemos com várias formas de violência que atentam contra a paz e a dignidade da pessoa humana.
A Formação será:
Dia 06 de fevereiro as 19h, na Paróquia Santa Cruz para as Paróquias do Decanato de Campo Mourão.
Dia 08 de Fevereiro as 19h30 na Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus em Juranda para as Paróquias do Decanato de Juranda.
Dia 10 de fevereiro as 14h na Paróquia Santa Rosa de Lima em Iretama para as Paróquias do Decanato de Iretama.
O decanato de Goioerê fez a sua preparação no dia 25 de janeiro.
O decanato de Engenheiro Beltrão fez a sua preparação no dia 27 de janeiro.
Fraternidade e superação da violência
A Campanha da Fraternidade 2018 (CF 2018) é realizada todos os anos pela Igreja Católica no Brasil durante o período da Quaresma (14 de fevereiro a 29 de março neste ano), e a campanha é coordenada pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). A Campanha da Fraternidade tem como principal objetivo despertar a solidariedade de todos os seus fiéis e também da sociedade brasileira, em um problema que envolve todos nós, buscando assim uma solução para resolver esse determinado problema. O Tema da Campanha da Fraternidade em 2018 é: “Fraternidade e superação da violência”, tendo como lema “Em Cristo somos todos irmãos” (Mt 23,8).
A proposta da Campanha da Fraternidade deste ano é vencer a cultura do ódio e da violência, tão forte na sociedade atualmente, a partir da proclamação de que em Cristo somos todos irmãos, filhos de um único Pai. É somente a partir desse reconhecimento de irmandade que podemos ser sujeitos na construção de outra cultura, de fraternidade e de paz.
Violência no Brasil
Os números apontados pelo Mapa da Violência 2016 mostram que, no Brasil, cinco pessoas são mortas por arma de fogo a cada hora. A cada dia, são 123 pessoas assassinadas dessa forma. Acontecem mais homicídios no Brasil do que em diversas das guerras recentes.
A mulher brasileira também é vítima de violência, principalmente dentro de casa: 71,8% das agressões registradas pelo SUS em 2011 aconteceram no domicílio da vítima. Frequentemente, o agressor é o parceiro ou ex-parceiro da vítima (43,3%). Considerando a idade, constata-se que os casos de violência são mais frequentes contra mulheres jovens. Representam o dobro das situações de violência contra mulheres em outras faixas etárias.