Papa festeja aniversário com crianças do Dispensário Santa Marta - 18/12/2017
Proteger a alegria das crianças, ensiná-las a falar com os avós e os idosos e ensiná-las a falar com Deus. Estes foram os conselhos do Papa Francisco aos pais das crianças atendidas no Dispensário Santa Marta e recebidas na Sala Paulo VI na manhã do dia de seu aniversário
O Papa Francisco completou 81 anos este domingo. E a festa, com pizza, foi na parte da manhã, na Sala Paulo VI, com as crianças assistidas no Dispensário Pediátrico Santa Marta.
Uma festa para o Papa Francisco
“A alegria das crianças... A alegria das crianças é um tesouro. As crianças alegres”, exclamou o Papa, falando de improviso aos voluntários, pais e crianças presentes.
“E devemos fazer de tudo para que eles continuem a ser alegres, porque a alegria é como uma terra boa. Uma alma alegre é como uma terra boa que faz crescer bem a vida, com bons frutos. E por isto se faz festa: se busca sempre a proximidade do Natal para nos reunirmos, para fazer esta festa para eles”.
O Papa deu alguns “conselhos aos pais, pedindo inicialmente para que a alegria das crianças fosse protegida:
“Não entristeçam as crianças. Quando as crianças veem que existem problemas em casa, que os pais brigam, sofrem. Não entristeçam as crianças. Elas devem crescer com alegria”.
O segundo conselho, para que as crianças possam crescer bem, é fazer com que falem com os avós, “porque eles têm memória, têm raiz e serão os avós a dar as raízes às crianças”:
“Por favor – pediu - que não sejam crianças sem raízes, sem memória de um povo, sem memória da fé, sem memória de tantas coisas que fizeram a história, sem memória de valores. E quem ajudará as crianças a fazer isto? Os avós”.
Por fim, o terceiro conselho: ensinar as crianças a falar com Deus. “Que aprendam a rezar, a dizer aquilo que sentem no coração”.
“Alegria, falar com os avós, com os idosos, e falar com Deus. De acordo? Todos de acordo? Desejo a vocês um lindo dia, com muita festa. E comam 4 metros de pizza: comam bem, que vos fará bem, faz crescer. E, avante! Obrigado! Obrigado!"