8º Dia de Greve de Fome: Começam aparecer os primeiros sinais de debilidade - 14/12/2017
Há mais de uma semana camponeses do MPA estão em greve de fome contra a Reforma da Previdência na capital federal e os primeiros sinais de debilidade começam a ser diagnosticado, como dor de cabeça e estomago, fraqueza e dificuldade de locomoção.

Ronald Wolff, médico que acompanha os 7 grevistas em Brasília, diz estar muito preocupado com o estado de saúde de alguns grevistas que já se encontram no 8ª dia de greve. “Começam a apresentar alguns sintomas já preocupantes”, afirma o doutor. Que ainda questiona, “será que vai ser preciso agravar a saúde de um Frei, de uma mulher lutadora para que os representantes do povo brasileiro se sensibilizem e comecem a compreender o o que é que está em jogo?”.

Ao mesmo tempo em que outros locais do país iniciam greves de fome como é o caso do Sergipe que tem 4 militantes do MPA em greve de fome na Câmara Legislativa, Samuel Carlos, Elielma Barros, José Valter Vitor e Eliana Sales todos MPA. E, no município de Canguçu - RS, mais 4 companheiros iniciaram greve de fome nesta segunda-feira, 11, Lucas Pinheiro, Rosane do Amaral e Marlei Sell do MPA e Celis Madri do Sindicato dos Municipários de Canguçu (SIMCA).

Para hoje, 12/12, além de Brasília, Canguçu, Sergipe e Rondônia, já se confirmam greves de fome, Dia de Fome, vigílias, atos e ações de denúncia da Reforma da Previdência em SC, RS, SE, ES, RO, BA, PI, PE, SE e AL. Todos contra a Reforma da Previdência que se aprovada irá forçar milhões de brasileiros a passarem fome.

A greve de fome iniciou no dia 5 de dezembro anunciada durante audiência pública que debatia sobre o quanto a Reforma da Previdência irá afetar os trabalhadores do campo. Na ocasião também foi confirmada a informação que os rurais estão sim incluso na Reforma da Previdência, ao contrário do que o relator da Reforma, Arthur Maia (PPS-BA), havia veiculado na semana anterior há audiência.

Durante a Coletiva de Imprensa realizada na tarde dessa segunda-feira, 11/12, o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) anuncia que a Greve de Fome não apenas segue, como será intensificada, até enterrarmos a Reforma da Previdência, anuncia Charles Reginatto. Para o Movimento à Greve de Fome significa que alguns passarão fome por alguns dias para evitar que muitos passem fome uma vida inteira.