Dom Javier completa 75 anos. “Estou muito feliz, com o coração livre, sem mágoa nem ressentimento, mas agradecido.”

Hoje, dia 03 de dezembro, Dom Francisco Javier Delvalle Paredes, bispo diocesano de Campo Mourão completa 75 anos. A data também marca a renúncia ao governo da diocese de Campo Mourão, que após ser oficializado, ele torna-se bispo emérito. Dom Javier esta como bispo desde 2009. Na sexta feira, dia 1º, ele concedeu uma entrevista coletiva onde falou da sua história e de seu futuro.
“Estou muito feliz, disse Dom Javier, pois, chegar aos 75 anos na forma como chego, tendo passado por diversas etapas, e chegar o tempo de me retirar atendendo um costume eclesial, me sinto feliz, sobretudo porque essa passagem está acontecendo para uma pessoa a quem estimo muito, que conheço desde o tempo de seminarista e sempre tive oportunidade de me encontrar em outros momentos”, referindo-se a Dom Bruno Eliseu Versari, ordenado bispo em junho, como coadjutor da diocese.

Disse o bispo, “estou com o coração muito livre, sem mágoa sem ressentimento, muito menos ódio. O grande desafio da minha vida, foi a surpresa de ser chamado para ser bispo de Campo Mourão, eu não me sentia com o perfil para a função, também sei que não existe escola para bispo, na minha vida como vocacionado ao sacerdócio nunca apareceu o desejo de ser bispo.”

“Sou muito limitado, reconheço isso, principalmente quando me comparo com o meu antecessor Dom Mauro. Mas a grande conquista do meu episcopado foi a graça de ter ordenado 20 padres e 16 diáconos permanentes. Hoje deixo no seminário 10 estudantes de Teologia e 10 de Filosofia, para mim é um motivo de alegria e também de esperança para a diocese.”

Dom Javier, também explicou porque enquanto bispo manteve certo distanciamento das autoridades civis. “Com político você tem que ser político e eu não sou. Aquilo que devo dizer, falo e pode cortar relações. Não porque seja cabeça dura, mas porque a verdade pra mim é uma só e não existem duas possibilidades. A partir desse enfoque, é muito difícil conviver com situações de injustiça e ver que essa pessoa que pode mudar esse curso da história está participando da comunhão, sendo padrinho e não pratica a fé professada. Essas coisas me fazem criar uma barreira para entrar em contato com a classe dirigente, tanto empresarial, quanto da sociedade civil”.

Quando foi perguntado por um repórter, se restou algum arrependimento por alguma decisão tomada no seu governo, ele pausadamente respondeu: “
se pudesse, teria aproveitado melhor as oportunidades que tive para me preparar melhor para a administração e o ministério episcopal. Mas, mesmo assim, a oportunidade de visitar as comunidades e me encontrar com o povo, foram minhas maiores alegrias.” Disse ainda Dom Javier, “O momento mais significativo foi na celebração do Ano da Misericórdia, quando vendo o povo chegar e quase todos eu conhecia. Nessas coisas você se identifica como bispo-pastor que conhece suas ovelhas e isso me deixou muito feliz”.

“Eu vou renunciar ao governo da diocese, mas vou continuar morando em Campo Mourão, sou um mourãoense, acolhido por este povo. Quero agora, após a divulgação oficial de minha renúncia, fazer um retiro retiro espiritual de 15 dias. Depois vou fazer um curso no Brasil e outro no exterior, retornando para a diocese em junho do próximo ano para ver em que posso colaborar. Quero participar ainda de muitos momentos da continuidade dessa história, especialmente da nossa Igreja local.”, Dom Javier, disse que o Papa já aceitou a sua renúncia, ficando pendente apenas a publicação no L’Osservatore Romano, jornal oficial da Igreja, onde são publicados os atos oficiais, o que deve acontecer nos próximos dias, espero já na próxima semana.