REDES SOCIAIS
BUSCA DE NOTÍCIAS
Carregando
NOTÍCIAS
Projeto “Comunhão e Partilha” surgiu para apoiar dioceses com necessidades - 09/05/2017
Dom Alfredo
“Mãos abertas nunca foram mãos vazias”, foi o que disse o Bispo emérito de Parnaíba (PI), Dom Alfredo Schafller, no 5º meeting point da Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, cujo tema é “Projeto Comunhão e Partilha”, que atualmente tem como Presidente o Bispo de São José dos Campos (SP), Dom José Valmor Cesar.
A necessidade financeira de diversas dioceses espalhadas pelo Brasil fez despertar a elaboração do projeto, que teve início em 2012 durante a celebração dos 50 anos do Concílio Vaticano II.
“Temos dioceses que passam por situações econômicas muito precárias, assim como nós temos diferenças econômicas no Brasil, isso também repercute nas dioceses. E quando fomos chamados em missão como bispos, nenhum de nós escolheu o local, é o Papa que nos envia, então não é justo que um irmão vá para algum canto onde será apanhado com uma mão na frente e outra atrás”.
Dom Alfredo afirma que em muitos lugares não é encontrado o mínimo para manutenções das dioceses, e acima de tudo, para formação dos futuros padres.
“Por exemplo, eu encontrei uma diocese onde, por sete anos, o bispo não recebia mais nenhum seminarista porque não tinha dinheiro para custear os estudos. Então como vou me sentar ao lado de um colega aqui na Assembleia, que não tem o mínimo e fica até perdendo horas de sono para saber como cumprir com a folha de pagamento no final do mês e como colocar comida na mesa dos seminaristas?”
Foi a partir destas necessidades que surgiu a ideia, e por votação unânime, cada diocese (seja ela pequena ou grande) doa da sua receita ordinária 1% mensalmente para fazer depósito no fundo da CNBB.
“Ficou certo que, a partir do mês de julho daquele ano, cada diocese começaria. O Santuário, através da Campanha dos Devotos, foi o primeiro que começou, logo no mês de maio. E de fato, as dioceses aderiram e conseguimos criar este fundo em 2012. Já no mês de novembro começamos a beneficiar os primeiros 110 seminaristas, provenientes de umas 36 dioceses”.
O projeto se desenvolveu e cresceu. O Bispo exemplifica que no final de 2016 conseguiram ajudar a 50 dioceses, totalizando 403 seminaristas, custeando O projeto se desenvolveu e cresceu. O Bispo exemplifica que no final de 2016 conseguiram ajudar a 50 dioceses, totalizando 403 seminaristas, custeando suas formações e hoje muitos deles já se ordenaram padres.
“Se nós olharmos o irmão, não como um concorrente, mas como meu irmão, no qual aparece também o rosto de Jesus Cristo que nos fala: ‘tudo o que estão fazendo, ao menor dos irmãos, é a mim que estão fazendo’. Nós somos capazes de colocar grandes gestos através de pequenas ações. Somos capazes de suscitar a esperança e dar testemunho da palavra de Deus. Hoje nós somos capazes de lançar um sinal de esperança para este mundo”.
Dom Alfredo lança uma proposta: “se cada paróquia, da sua receita ordinária, desse 1% para um fundo, para nos ajudar na missão no amazonas, não seria fantástico? Não poderíamos ajudar esses nossos irmãos? Porque temos padres que não tem casa, que moram em um barraco, dentro de uma embarcação. Este gesto será que não ia falar alto? E nós falamos de missão, mas a missão passa pelo bolso e é daí que sai o gesto. Acho que nenhuma diocese deixou de cumprir suas obrigações porque tirou 1% para esta comunhão. Às vezes somos grandes no falar, mas quando se trata de agir nos dá a impressão de que estamos mais devagar”.

Outras Notícias
Hoje é celebrado São Felipe Neri, padroeiro dos educadores e comediantes
Sexta-Feira, 26 de Maio de 2017
VER MAIS
51º Dia Mundial das Comunicações Sociais
Sexta-Feira, 26 de Maio de 2017
VER MAIS
“Se vivermos na memória, na oração e em missão a vida cristã será bela ...
Sexta-Feira, 26 de Maio de 2017
VER MAIS
Secretário-geral da CNBB: não há condições éticas de Temer seguir no cargo
Quinta-Feira, 25 de Maio de 2017
VER MAIS
Convite: A Paróquia São Francisco de Assis convida...
Quinta-Feira, 25 de Maio de 2017
VER MAIS
Hoje é dia de São Beda, cujas homilias inspiraram o lema do Papa Francisco
Quinta-Feira, 25 de Maio de 2017
VER MAIS
Terroristas do ISIS incendeiam catedral e sequestram sacerdote e fiéis
Quinta-Feira, 25 de Maio de 2017
VER MAIS
Vaticano: Papa e Trump reuniram-se pela primeira vez Frente a frente
Quinta-Feira, 25 de Maio de 2017
VER MAIS
Hoje é celebrada N. Sra. Auxiliadora, que nos sustenta em tempos difíceis
Quarta-Feira, 24 de Maio de 2017
VER MAIS
Catequese: Jesus nos oferece a "terapia da esperança"
Quarta-Feira, 24 de Maio de 2017
VER MAIS
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 PRÓXIMO ARQUIVO DE NOTÍCIAS
DIREITOS RESERVADOS - DIOCESE DE CAMPO MOURÃO - 2012
DESENVOLVIDO POR: