Jacinta e Francisco serão canonizados em 13 de maio em Fátima - 20/04/2017
Jacinta e Francisco serão canonizados em 13 de maio em Fátima
Confirmou-se hoje, dia 20/04/2017, que os irmãos pastorzinhos de Fátima, Jacinta e Francisco Marto, serão as primeiras crianças, não mártires que serão proclamadas santas na Igreja.
Os irmão Jacinta e Francisco de apenas nove e dez anos, junto com a prima Lucia dos santos, tiveram as visões de Nossa Senhora. A Primeira vez em 13 de maio de 1917.
Jacinta, após muitos sofrimentos oferecidos pela conversão dos pecadores, morreu sozinha em um hospital de Lisboa, sendo sepultada em Vila Nova de Ourém, o município ao qual pertence o Santuário de Fátima.
De Francisco - chamado de "o consolador" pelo seu desejo de consolar com a oração Nossa Senhora - perdeu-se o local preciso de seu sepultamento. Somente anos mais tarde seus restos mortais foram reconhecidos pelo pai, por um detalhe muito particular, o terço que ele tinha nas mãos.
O pedido para investigar a santidade dos dois foi iniciado pela Diocese de Leiria em 1952 e concluída em 1989, com o decreto sobre a prática das virtudes, em consideração à idade das crianças.
O milagre atribuído à intercessão de Jacinta e Francisco, e que levou à beatificação, foi reconhecido em 1999. Já o que abriu o caminho para a canonização, foi reconhecido em 23 de março 2016, e diz respeito a uma criança brasileira, que na época tinha seis anos.
Esta criança estava na casa do avô, brincando com a irmãzinha, quando caiu de uma janela de cerca sete metros de altura, sofrendo um grave traumatismo crânio-encefálico, com a perda de material cerebral.
Levada ao hospital em coma, foi operada. Caso sobrevivesse, viveria em estado vegetativo ou, no máximo, com graves deficiências cognitivas.
Milagrosamente, após três dias, a criança recebeu alta, não sendo constatado nenhum dano neurológico ou cognitivo.
Em 2 de fevereiro de 2007, uma equipe médica deu parecer positivo unânime sobre o caso, como "cura inexplicável do ponto de vista científico".
No momento do incidente, o pai da criança havia invocado Nossa Senhora de Fátima e os dois pequenos beatos. Na mesma noite, os familiares e uma comunidade de irmãs de clausura haviam rezado com insistência, pedindo a intercessão dos pastorzinhos de Fátima.