Campanha da Fraternidade 2017

A Campanha da Fraternidade - CF 2017 terá como tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2,15). A Campanha será iniciada no dia 1° de março, na quarta-feira de cinzas.

Para essa iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB apresenta o texto-base da CF 2017 que tem como proposta principal dar ênfase à diversidade de cada bioma e criar relações respeitosas com a vida e a cultura dos povos que neles habitam, especialmente à luz do Evangelho.

O texto-base está dividido em quatro capítulos, a partir do método ver, julgar e agir, faz uma abordagem dos biomas existentes, suas características e contribuições eclesiais. Também traz reflexões do tema sob a perspectiva de São João Paulo II, Bento XVI e o papa Francisco. Ao final, são apresentados os objetivos permanentes da Campanha, os temas anteriores e os gestos concretos previstos durante a Campanha 2017.

A partir do texto-base todas as comunidades, paróquias e dioceses do Brasil organizam formações e ações para o período de realização da CF 2017 que tem seu ponto alto o tempo da quaresma. Em nossa diocese esta formação é oferecida nos decanatos. Participemos destas formações para sintonizarmos com a promoção e defesa da vida presente em nossa realidade brasileira.

Pe. Gaspar Gonçalves da Silva - gaspar-silva@uol.com.br