REDES SOCIAIS
BUSCA DE NOTÍCIAS
Carregando
ARTIGOS
O valor da Palavra de Deus na Bíblia

A Bíblia é fonte de vida espiritual para os cristãos e contém todas as normas e orientações que o homem necessita para caminhar com segurança, em direção à Terra Prometida, garantia de sua salvação. Essa promessa divina, que se concretiza nas Escrituras, como um espaço de terra sagrada, significa que conquistá-la é estar e viver eternamente com Deus. Todo ser humano consciente, que humildemente se deixa conduzir pela palavra de Deus, torna-se sábio e forte espiritualmente e, de forma natural, se transforma em testemunha de Cristo diante da humanidade e do mundo.

Encontramos a fonte de vida, sabedoria e paz na Sagrada Escritura. Muitas pessoas consideram a Bíblia como um livro complexo e difícil de ser entendido. Mas na prática é o contrário. Quem começa ler com humildade e fé, procurando buscar Deus e alimento para sua alma, não tem dificuldade nenhuma em compreender e acolher o que está escrito em suas páginas. Para começar bem ou continuar uma boa leitura bíblica, precisamos aceitar que ela foi escrita por pessoas escolhidas e convocadas para isso. A verdade é que foi Deus, por meio das mãos e da inteligência humana, quem escreveu as Sagradas Escrituras. Se acreditarmos nessa verdade, já estamos dando o primeiro passo para colher os frutos que a Palavra de Deus produzirá em nós. Assim, entendendo que a Bíblia toda foi inspirada por Deus, para nos falar sobre seu Reino, é necessário crer e acolher essa inspiração divina como a forma que Ele utilizou para nos ensinar a caminhar em sua presença. É uma proposta, um projeto de vida disponibilizado para toda pessoa de boa vontade. Portanto, precisamos tomar a Bíblia em nossas mãos com o devido respeito e cuidado, pois ela é, além de um livro sagrado, a própria vontade do Pai a nosso respeito. Assim, é importante fazer nossa leitura bíblica diária com fé, humildade, amor, acolhimento e consciência clara de que ela é a verdade divina. Devemos ter cuidado e prudência em não querer interpretá-la, conforme nossos próprios interesses ou para justificar nossos erros e pecados, como muitas pessoas têm feito e, em geral têm se dado mal. Ler, meditar e celebrar a Palavra é muito importante e necessário para nossa vida espiritual, porque ela é a porta pela qual se pode entrar facilmente no caminho da santidade.

Com esse espírito é que somos convidados a celebrar este mês de setembro, que a Igreja acertadamente definiu, para que nós católicos, como um tempo especial de referências, estudos, reflexões e reverências especiais à Bíblia Sagrada. Peçamos a São Jerônimo, que foi doutor da Igreja nas Sagradas Escrituras, que nos ajude a ler, acolher e entender a Palavra de Deus, pois, como ele disse: “Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus, e quem ignora as Escrituras, ignora o poder e a sabedoria de Deus; portanto, ignorar as Escrituras Sagradas é ignorar a Cristo”.

Amani Spachinski de Oliveira
DIREITOS RESERVADOS - DIOCESE DE CAMPO MOURÃO - 2012
DESENVOLVIDO POR: